quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resenha | O Senhor dos Ladrões - Cornelia Funke

O senhor dos ladrões - Cornelia Funke - Companhia das Letras

         Conta a história de um grupo de crianças órfãs que mora num cinema abandonado na cidade de Veneza. Seu protetor é Scipio o auto intitulado Senhor dos Ladrões, um garoto que rouba casas luxuosas de Veneza para sustentar as crianças de rua. 

     Quando um dia Scipio é contratado para um trabalho especial: surrupiar uma asa de madeira da casa de uma fotógrafa da cidade. O objeto tem propriedades mágicas, e logo todos estarão envolvidos em uma aventura onde crianças viram adulto e vice-versa.


          Essa história me surpreendeu, como todos os livros que já li da Cornelia. Não sei, mas parece que ela nasceu com um dom maravilhoso de escrever literatura juvenil, que sempre acaba te deixando apaixonada. O livro conseguiu me comover e me divertir ao mesmo tempo. Os personagens são de uma inocência e de uma maturidade que você se surpreende. 

              As crianças são tão doces que na maioria das vezes dá uma tremenda vontade de protegê-las das aventuras perigosas que se metem. Principalmente, o mais novo. O garoto que tem cinco anos. Ele é uma fofura sem tamanho. Fiquei completamente apaixonada por este personagem e posso dizer, que ele é o meu preferido. Para mim, todos os personagens do livro foram bem analisados e construídos. 

              A narrativa da Cornelia consegue fazer com que você não queira desgrudar do livro nem por um segundo sequer. É um livro cheio de magia e aventuras. Também existe um pouco de aprendizagem de vida. Você acaba aprendendo com os personagens. É diferente a maneira das crianças pensarem, é diferente do que a gente é acostumado a pensar, quando acaba se envolvendo com algo que não deveríamos. São inocentes em vários aspectos e momentos do livro, mas em outros, são maduros e suficientemente "crescidos" para lidar com o acontecimento, seja ele perigoso ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário